Com a publicação da Resolução nº 1.014/2025 pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), que orienta os municípios no enfrentamento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), a Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações para proteger a população diante do aumento de casos, especialmente entre crianças e idosos.
Atualmente, o Hospital São Vicente de Paula tem registrado diariamente uma média de 150 atendimentos médicos relacionados a síndromes respiratórias. "Estamos enfrentando um aumento significativo nos casos, principalmente em crianças e idosos", alertou o Secretário Municipal de Saúde, Josmar Cruz.
Para evitar a superlotação do hospital e garantir atendimento prioritário aos casos mais graves, a população é orientada a procurar as Unidades Básicas de Saúde (postos) para sintomas leves, como febre baixa, dor de garganta, coriza e tosse. "Pedimos o apoio de todos: evitem procurar o Pronto Socorro do Hospital para casos que não sejam de urgência ou emergência. Todas as nossas Unidades de Saúde (postos) contam com médicos preparados para atender as situações clínicas comuns. Vamos juntos evitar a superlotação e garantir que os casos graves recebam o atendimento prioritário que precisam", destacou o secretário.
Entre as medidas adotadas está o reforço na vacinação dos grupos prioritários, conforme diretrizes estaduais, e a reorganização da rede de atendimento para tornar mais ágil e eficaz a resposta aos casos de SRAG. A iniciativa busca garantir a segurança da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis. "Contamos com a colaboração de todos. Com responsabilidade, informação e prevenção, protegemos nossas famílias e nosso município", finalizou Josmar Cruz.