O projeto “Conexões que Transformam: 30 Anos de Agrinho Unindo Campo, Cidade e Tecnologia” comemora três décadas do Programa Agrinho, promovendo conscientização sobre sustentabilidade, tecnologia e descarte correto de resíduos eletrônicos.
A iniciativa, apoiada pelo Sindicato Rural de Bituruna, Sistema FAEP/SENAR, Prefeitura Municipal e SETE AMBIENTAL, foi desenvolvida em abril com os alunos do 3º ano da Escola Municipal Dr. Oscar Geyer, sob coordenação da professora Jéssica Taís Kotlewski. As atividades pedagógicas envolveram separação de resíduos e práticas lúdicas, com apoio da direção escolar e da Secretaria Municipal de Educação.
As crianças atuaram como multiplicadoras, repassando os conhecimentos às famílias, que contribuíram trazendo resíduos eletrônicos para os pontos de coleta nas escolas. Como parte da mobilização, estudantes realizaram peças teatrais em todas as escolas municipais sobre o descarte correto e preservação ambiental.
No “Junho D – mês da Coleta de Resíduos Eletrônicos e Tecnológicos”, foram instaladas caçambas nas escolas para descarte. Neste sábado, dia 28 de junho, haverá o Dia D na Praça do Fogo, aberto à comunidade. Todo o material arrecadado terá destinação ambientalmente correta pela empresa SETE AMBIENTAL. Mesmo que chova a atividade será mantida.